Música Orgânica

Ramam

1/2

A Música Orgânica é uma abordagem arte terapêutica desenvolvida pelo maestro pernambucano Ricardo Oliveira na década de 80 que tem como um dos principais objetivos despertar nossa conexão mais profunda com esse canal poderoso da expressão pelo canto e pelo movimento. Nessa vivência com Ramam teremos a oportunidade de cocriarmos música através do nosso instrumento físico pelos pilares do corpo-ritmo, da voz-melodia, e do movimento-harmonia, que são os fundamentos dessa que é a forma de arte mais antiga e ancestral, já que está intimamente vinculada com o próprio desenvolvimento da nossa espécie humana. De fato, através de abordagens como essa podemos ter a realização interna de que a música em si própria é um caminho que apoia (como sempre o fez) a evolução da consciência humana neste planeta. Foi ela quem colocou Ramam em seu dharma musical, a quem ele é eternamente grato.

 

Multi-instrumentista autodidata, desde 2004 realiza pesquisas nas áreas da etnomusicologia e do misticismo musical, resgatando práticas sonoras ancestrais de vários continentes que fortalecem nosso poder de autocura e se especializando como “terapeuta do som” através de algumas técnicas específicas de canto e toques de instrumentos étnicos.

Ramam oferece retiros, workshops, palestras, concertos, atendimentos e aulas no Rio de Janeiro e em várias partes do país a convite, bem como atua sendo um agente catalizAmor, cocriando com irmãos de alma primorosos projetos de expansão da consciência através da música como os movimentos Canta com Amor (2013), Ilumina Rio (2014) e seu trio musical devocional Nadabhaktas (2014).

Atualmente Ramam está de passagem pelo Brazil, pois está em período de estudos e peregrinação pela Índia, onde se aprofunda na tradição do canto clássico Indiano Dhrupad, com os mestres Gundecha Brothers, em Bhopal/Madhya Pradesh.